O esquema criminoso foi exposto após relatos de beneficiários que buscaram o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, que relataram ter recebido mensagens de supostas autoridades, que afirmavam que 800 benefícios tinham sido bloqueados e que eles estavam na lista de afetados.
Ainda segundo os beneficiários, o golpista se apresenta como alguém próximo dos diretores do CRAS, prometendo ajuda para regularizar a situação em troca de informações pessoais.
O conteúdo das mensagens é alarmante e algumas pessoas, ao se deixarem levar pela urgência do aviso, acabaram fornecendo dados sensíveis aos golpistas.
Ao tomar conhecimento da situação, a Prefeitura de Coelho Neto afirmou que acionou a polícia para investigar a origem dessas mensagens e alertar a população sobre o golpe. As ligações fraudulentas têm sido feitas com códigos de DDD 86 (Piauí), 63 (Tocantins) e 98 (Maranhão), o que pode facilitar a identificação dos autores.
As autoridades recomendam que os beneficiários do Bolsa Família tomem precauções e evitem fornecer informações pessoais ou financeiras por meio de aplicativos de conversa. A orientação é sempre entrar em contato diretamente o CRAS para esclarecer qualquer dúvida sobre a situação do benefício.
fonte: G1 Maranhão