Um adolescente chamado Francisco Henrique da Silva Honorato, de 17 anos, foi encontrado morto na tarde do domingo (27), em um rio localizado na Comunidade Marinheiro, na zona rural de Piripiri, a 165 km de Teresina.
Conforme o 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Piauí, uma equipe foi acionada por um tio do rapaz. Familiares informaram aos bombeiros que o adolescente estava com amigos e pode ter pulado de uma ponte para procurar uma aliança que havia caído nas águas.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo de Francisco Henrique foi encontrado por moradores da região no final da tarde, no rio. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para remover o corpo do adolescente.
Francisco Henrique cursava o ensino médio no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Cassiana Rocha, em Piripiri. A 3º Gerência de Educação (3º GRE) lamentou a morte do estudante. Confira:
"É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Francisco Henrique, aluno destaque dessa unidade de ensino. Nossos sinceros pêsames nesse momento de dor. Que Deus conforte o coração de todos", expressou a nota.
Em caso de acidente ou afogamento, a orientação é acionar a Polícia Militar (telefone 190) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
· Evite pular de cabeça devido à possibilidade de pedras ou bancos de areia encobertos pela água;
· Não consuma bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes de nadar;
· Priorize áreas delimitadas para banho;
· Verifique se o local é de difícil acesso ou não;
· Sempre entre na água acompanhado de uma pessoa que sabe nadar;
· Lembre-se de que a profundidade pode variar com o tempo, mesmo em locais frequentados anteriormente;
· Se perceber a água na altura do umbigo, retorne para áreas mais rasas;
· Para crianças, opte por coletes de espuma ajustáveis ao corpo em vez de boias infláveis, que podem estourar;
· Mantenha crianças à distância de um braço de um adulto durante o banho;
· Se ficar em casa, cerque piscinas com grades de pelo menos 1,5 m de altura e use lonas protetoras para evitar acidentes com crianças e animais;
· Evite deixar baldes e bacias com água acessíveis a bebês.
fonte: G1 Piauí