Nesta segunda-feira (14), Dia Mundial do Café, o g1 conta como surgiu o "expresso cajuína", mistura de café e cajuína que tem atraído curiosidade em Teresina. A ideia de juntar uma das bebidas mais consumidas no Brasil com outra tipicamente nordestina, que tem o Piauí como um dos maiores produtores, foi desenvolvida por quatro sócios de uma cafeteria itinerante na capital.
No Piauí, habitualmente, o café é ingerido em sua forma clássica, acompanhado de bolo de goma ou bolo frito, e sempre bem quente. Por isso, o barista Moises Araújo e seus os sócios Geovana Medeiros, Maria Clara e Lucas Brito, tiveram a ideia de unir a bebida a outra também muito consumida no Piauí.
"A nossa maior dificuldade foi convencer o público que café gelado também é bom. Aqui temos o hábito de tomar sempre café quente, não é do nosso costume tomar receitas de café gelado com expresso", afirmou o barista.
"Daí como uma forma de convencer o público de Teresina a aderir também ao café gelado, decidimos usar a cajuína para criar as receitas geladas. Muita gente foi atraída pela curiosidade e aí o 'Expresso Cajuína' foi muito bem aceito", completou.
O barista contou que a receita passou por diversos testes internos de proporções e montagem antes de chegar a versão final, com cajuína, uma dose de expresso e muito gelo.
"Testamos se seria bom com café coado, com cold brew (método de extração de café a frio, feito com café moído em infusão com água fria), se era melhor batido na coqueteleira ou não, a proporção de café e cajuína pra ficar equilibrado", detalhou Moises.
Além do expresso cajuína, o grupo montou também uma receita de café expresso com caldo de cana. Conforme Moises, o objetivo da receita também é atrair a curiosidade dos teresinenses, o que tem dado certo.
fonte: G1 Piauí